Casos Clínicos

Aqui você pode conferir alguns exemplos de casos clínicos realizados por nossa equipe.

Correção de Prognatismo

 

Paciente portadora de prognatismo verdadeiro (quando a mandíbula cresce mais do que deveria - figura da esquerda). Foi realizada a correção cirúrgica do prognatismo através do reposicionamento da mandíbula para posterior (figura da direita).

Implantes

 

Neste caso, foram instalados dois implantes, um em região de incisivo lateral superior direito e outro em segundo pré-molar superior esquerdo. Note que é impossível distinguir os implantes dos dentes naturais. 

Remoção de Tumor

 

Paciente portadora de um tumor (Mixoma) em mandíbula do lado esquerdo.  O mixoma odontogênico é uma lesão benigna rara, muitas vezes diagnosticado, quando atinge grandes proporções devido ao seu crescimento insidioso. Nesses casos, pode causar dor, mobilidade e deslocamentos dentais. Clinicamente pode ocasionar uma lenta expansão óssea, assintomática, localmente destrutiva, sem metástase para linfonodos, cujo comportamento eventualmente agressivo justificaria a tendência a recidivas. O diagnóstico, neste caso, foi realizado por acaso devido à necessidade de um RX local por motivos menores. O tratamento consistiu na remoção do tumor por ressecção mandibular parcial com margem de segurança de 1cm e reconstrução imediata com osso removido do quadril da paciente. Foram instaladas placas de titânio para a fixação dos enxertos e suporte ósseo. Como foi necessária a remoção de um dente durante a cirurgia, a paciente fará a reabilitação oclusal através da instalação de um implante dentário no local do dente perdido.

Mentoplastia

Consiste no reposicionamento do mento (queixo) seja por estética ou para alcançar uma funcionalidade ideal. De qualquer maneira, o posicionamento correto do mento visando a funcionalidade alcança um resultado estético extremamente satisfatório. Nos casos estéticos podem ser realizadas com implantes sintéticos, também. Nos casos funcionais, somente com o reposicionamento ósseo.

Tratamento de traumatismos faciais

Este paciente foi vítima de um acidente motociclístico vindo a fraturar a mandíbula do lado direito. O primeiro atendimento foi dado na rede pública, mas devido a grande demanda foi tratado de maneira conservadora (iria ficar com a boca amarrada por 45 dias, se alimentando por canudinho). Por indicação de um amigo, chegou à nossa clinica onde todas as providencias para que a redução cirúrgica da fratura fosse realizada foram tomadas. foram instaladas duas placas de titânio, com o devido cuidado para nao lesar o nervo AA e o dente na linha de fratura, que estava com mobilidade e causando uma infecção local foi removido. No dia seguinte à cirurgia, o paciente já estava com a boca aberta e se alimentando com dieta liquida. com uma semana a dieta pastosa/macia foi liberada. A cirurgia foi realizada por dentro da boca evitando cicatrizes. dois meses após a cirurgia, já não é quase possível ver o traço de fratura e o paciente segue sem queixas. A cirurgia foi realizada pelo convênio, sem custos para o paciente.